Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quem quer ser um professor?

Já tive muita vontade de ser professora,o ambiente escolar para mim era um dos melhores lugares em que eu gostaria de estar. Hoje a minha idéia mudou completamente, não que a minha vontade de dar aula tenha acabado, mas simplesmente comecei a pensar se realmente valeria a pena.
Hoje em dia o salário de um professor no Brasil é vergonhoso. Creio que o professor é peça fundamental para a sociedade, é ele que faz o individuo aprender a viver em sociedade, é ele que mostra coisas novas, que ensina, que as vezes  inconscientemente faz com que o aluno comece a pensar diferente, buscar coisas novas, estudar, e "ser alguém na  vida". Agora me explica, como é que um professor vai ter animo para trabalhar, com tanto trabalho a se fazer e nenhuma "recompensa" nem incentivo, professor não trabalha apenas na escola trabalha final de semana, feriado, corrigindo provas, trabalhos, planejando aula e procurando jeitos diferentes de ensinar. E as vezes além de tudo isso, ainda tem que aturar desaforo de aluno.
E então, quem quer ser um professor? Creio que hoje em dia, todo mundo que assim como eu tem vontade de ser professor, vai pensar uma, duas, várias vezes antes de se tornar um.
Se daqui pra frente os caras que ficam lá no poder e que podem sim, dar um jeito em tudo isso, e valorizar o trabalho dos professores, não fizerem nada. Se nós, é... nós, não fizermos nada, não abrirmos a boca para reclamar. Provavelmente vai faltar professores,  para os nossos irmãos mais novos e quem sabe até filhos, ou talvez muito antes de que agente possa imaginar, ou então não haverá pessoas realmente competentes, hoje já não tem. E ai... aonde as coisas vão parar??

2 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pelo post Naty (:
    ... Essa desvalorização do professor é só aqui no Brasil mesmo, nos países estrangeiros o professor é uma das profissões mais importantes e mais respeitadas pela população, e também bem paga, não é a toa que vemos nos filmes eles chamarem de Mr. Fulano. De fato, se você ganha pouco você não vai trabalhar com muito animo não! Acho que ainda outro problema é o fato de que algumas profissões acabam fazendo do acaso a pessoa um professor, temos diversos cursos de graduação que pode-se atuar em diversas áreas, mas muitas vezes por acomodamento eles viram simplesmente professores, sem muito preparo nem capacidade para lidar com jovens e crianças.

    ResponderExcluir
  2. adorei o post naty,tabém adoraria ser uma professora,mas tenho medo pois infelismente é uma profissão que não esta sendo valorizada :(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...